sábado, 25 de setembro de 2010

O livro da Caderneta de Cromos - A minha versão.

Senti a necessidade de escrever... muito.
Decidi fazer a pré reserva do livro Caderneta de Cromos, na Fnac. Com direito a um tubo de cola Cisne e aos 100 cromos.
Tenho deixado crescer as unhas de propósito para poder retirar a película aos ditos cromos... um tipo como eu tem de se prevenir (a unha encravada que tive não tem nada a ver com o assunto). Ao fim de 15 minutos a tentar descolar a película desisto e vou procurar ajuda. Os cromos não têm película, e tinha, conseguido, com sucesso, separar o papel do cromo nº1 em duas partes, sem rasgar. Bom. Certo.
Este processo levou-me uns anos valentes atrás. Mais 10 minutos perdidos a fazer montinhos com os cromos, em grupos de 10, para serem mais fáceis de localizar...
Ao primeiro cromo colado, fiquei logo com cola nos dedos, e com o tubo a escorrer para a toalha da sala. Ainda há cá toalhas com pedaços de cola já com décadas, apesar de todos os Tides e Skips do mundo.
Não, eu não sou desastrado. O cromo não ficou perfeitamente alinhado com o quadrado onde era suposto ser colado, mas o cromo em si já vinha torto.
O facto de ao fim de 7 cromos colados, já haverem algumas folhas a pegarem-se umas ás outras é um excesso de eficiência da cola Cisne. Pelo menos não é uma revista Gina, senão tinha de mudar de país.
E sim, esfregar os dedos até a cola ficar preta com a sujidade dos dedos, e acabar por secar... é uma boa técnica.
Bem como espalhar a cola pelos cromos? Como fazer? Um traço contínuo em todo o perímetro? Uma gota em cada canto? (optei por este) Espalhar aos SS pelo meio? Fazer circulos?... Lembro-me de ter experimentado tudo isto quando era pequeno.
Sim, vou usar o tubo Cisne para colar o resto... tem um cheiro e um toque ao dedo que me tira 20 anos de cima. E deixá-lo numa gaveta onde se metem montes de tralhas para o reencontrar daqui por 10 anos vai ser giro.
E mais... quando terminar, ainda tenho 5 revistas de Disney Especial para reler, compradas ontem, já com 20 anos cada uma... vai ser épico. Só faltava uns amigos virem-me chamar para jogar à bola depois do lanche... Isto se eu soubesse jogar à bola. Já me contentava com uma partida de PES, ou FIFA.
Bom fim de semana... bons anos 30.

Sem comentários: