domingo, 26 de setembro de 2010

Caderneta de Cromos - O cromo.

2 de Outubro de 2030.
Estou aqui a revirar as minhas gavetas e encontrei um tubo de cola cisne meio gasta... que é isto?...
Ah.. Foi do tempo em que andei a colar os cromos do livro da Caderneta de Cromos, do Markl...
Aquilo é que era ridículo, pensando bem. Um tipo na casa dos 40, com um programa de rádio em que fazia reminiscências dos anos 80, em 2010. Era ridículo, mas tinha piada.
Na altura, se bem me lembro, ainda conseguiu, ninguém sabe bem como, fazer voltar um gelado famoso uns anos antes... devia ser um tipo com conhecimentos na política. Pelo menos toda a gente sabe que as celebridades nunca conseguem nada apenas com discursos.
Era uma altura engraçada... o homem publicava artigos na Internet, que na altura não chegava ao planeta todo (eu sei, como é que é possível???!!...) com uma cena que era o iPad. Era preciso escrever À MÃO naquilo...
Não se fartava de falar em como não tinha carta de condução, que era preciso na altura, os carros não andavam sozinhos... tinha sido pai à pouco tempo, e não se calava com aquilo. Biberões, fraldas, pouco tempo de sono... não sei como as pessoas sobreviviam à experiência.
Os artigos eram publicados numas coisas chamadas Facebook, iTunes, e ainda foram alguns publicados em livros. Para verem o desespero, e a falta de eficiência em espalhar a cultura artística. Não é como agora, que basta pensar nisso, e o GoogleThink descarrega tudo logo para a cabeça.
Comunicavam uns com os outros com telemóveis.. e era preciso saber os números uns dos outros para ligar. Não bastava saber o nome!... Ui, chegava a ser doloroso fisicamente marcar os números naquilo. Ao fim de 2 ou 3 minutos já me doíam os dedos.
Tinha um tipo de piada inocente que eu apreciava na altura. Lembro-me vagamente da revista Gina, e de como marcou toda uma geração. O Markl, como de costume, fez uma peça dessa revista em praticamente todas as rubricas de rádio que assinou naqueles tempos... e para a semana, no GoogleThink, vai disponibilizar a próxima, bem como o livro: Como ganhar algum dinheiro explorando as recordações de infância das pessoas. Recomendo... vai ser de rir. Baril mesmo.
De qualquer forma... foi bom pensar nisto de novo. Eram tempos mais simples. Gostava que o Markl soubesse o entretenimento que era na altura, e como alegrava as manhãs de tanta gente. Ele agora está um bocado decadente. Mas de certeza que mantém o sentido de humor satírico que sempre o caracterizou, que era uma coisas que os intelectuais gostavam de dizer.

Abraços e beijinhos...
César Almeida.

sábado, 25 de setembro de 2010

O livro da Caderneta de Cromos - A minha versão.

Senti a necessidade de escrever... muito.
Decidi fazer a pré reserva do livro Caderneta de Cromos, na Fnac. Com direito a um tubo de cola Cisne e aos 100 cromos.
Tenho deixado crescer as unhas de propósito para poder retirar a película aos ditos cromos... um tipo como eu tem de se prevenir (a unha encravada que tive não tem nada a ver com o assunto). Ao fim de 15 minutos a tentar descolar a película desisto e vou procurar ajuda. Os cromos não têm película, e tinha, conseguido, com sucesso, separar o papel do cromo nº1 em duas partes, sem rasgar. Bom. Certo.
Este processo levou-me uns anos valentes atrás. Mais 10 minutos perdidos a fazer montinhos com os cromos, em grupos de 10, para serem mais fáceis de localizar...
Ao primeiro cromo colado, fiquei logo com cola nos dedos, e com o tubo a escorrer para a toalha da sala. Ainda há cá toalhas com pedaços de cola já com décadas, apesar de todos os Tides e Skips do mundo.
Não, eu não sou desastrado. O cromo não ficou perfeitamente alinhado com o quadrado onde era suposto ser colado, mas o cromo em si já vinha torto.
O facto de ao fim de 7 cromos colados, já haverem algumas folhas a pegarem-se umas ás outras é um excesso de eficiência da cola Cisne. Pelo menos não é uma revista Gina, senão tinha de mudar de país.
E sim, esfregar os dedos até a cola ficar preta com a sujidade dos dedos, e acabar por secar... é uma boa técnica.
Bem como espalhar a cola pelos cromos? Como fazer? Um traço contínuo em todo o perímetro? Uma gota em cada canto? (optei por este) Espalhar aos SS pelo meio? Fazer circulos?... Lembro-me de ter experimentado tudo isto quando era pequeno.
Sim, vou usar o tubo Cisne para colar o resto... tem um cheiro e um toque ao dedo que me tira 20 anos de cima. E deixá-lo numa gaveta onde se metem montes de tralhas para o reencontrar daqui por 10 anos vai ser giro.
E mais... quando terminar, ainda tenho 5 revistas de Disney Especial para reler, compradas ontem, já com 20 anos cada uma... vai ser épico. Só faltava uns amigos virem-me chamar para jogar à bola depois do lanche... Isto se eu soubesse jogar à bola. Já me contentava com uma partida de PES, ou FIFA.
Bom fim de semana... bons anos 30.